terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Rio Grande do Sul e seu potencial turístico.

Estas viagens que tenho feito pelo Rio Grande em função da campanha reforçam a certeza do grande potencial turístico existente e ainda por ser explorado. Minha convicção em relação a este assunto é que a viabilidade se dá a partir das vocações naturais do povo de cada localidade. Cada região do estado possui características diferenciadas e legítimas que podem ser apresentadas de maneira original e única. Algumas mais óbvias e muito bem exploradas, como a questão do tradicionalismo na metade sul do estado e a vitivinicultura da serra gaúcha, outras que podem crescer muito e serem fatores importantes de geração de emprego e renda para a população.
Antes de criarmos o desfile temático da Semana Farroupilha, eram cerca de 8 mil pessoas que assistiam aos desfiles do 20 de Setembro. Em 2009 foram mais de 100 mil pessoas a prestigiar o desfile temático (dados da Brigada Militar). O desfile mobilizou vários setores, como costureiras, carnavalescos, o segmento de indumentárias gaúchas, artigos para montaria, alimentação e muitos outros que indiretamente se beneficiaram do evento. Além de Porto Alegre, mais de 25 cidades possuem desfiles temáticos na data magna Farroupilha.







O Corso Alegórico da Festa da Uva de Caxias do Sul é um dos mais tradicionais desfiles de rua do Brasil, tendo sido o primeiro evento a ser transmitido em cores pela TV brasileira.

O turismo se dá por diferentes motivos. Pode ser em função de características naturais – aqui os melhores exemplos são Torres e suas praias ou Gramado e Canela e suas paisagens belíssimas. Pode ser em razão de eventos, e aqui são dezenas de exemplos de sucesso – a Fenadoce em Pelotas, a Oktoberfest em Santa Cruz e outras cidades de colonização alemã, nossos festivais de música, como a Califórnia de Uruguaiana.

Minha preocupação enquanto Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul foi a de sempre incentivar os municípios - os grandes e os pequenos – a buscarem ações para atrair turistas de municípios vizinhos

de outros estados e até mesmo de outros países, pois a cultura riograndense é rica em sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário